PLANEJAMENTO DENEM/NE1 2010
FRENTES
Frente Organizacional
1-Problema: Desmobilização dos CA/DA’s / Objetivo: Mobilização dos CA/DA’s
1.1- Lista de discussão mensal; (DAPS no mês de abril-Gênero) e depois o Coletivo. UFS (tema não definido)
1.2- Formação política como forma de capacitação e mobilização;
1.3- Criação de um Blog de cultura e arte (CoEREM);
1.4- Garantir as visitas dos regionais e rede de ajuda;
1.5- Jornal da Nordeste 1 que deverá ser lançado 20 dias antes do EREM, e que contenha desde os fatos que estejam acontecendo nas locais até o textos que serviram de embasamento teórico para as ações das locais. Além de textos sobre cultura e arte. Continuidade a ser discutida na RR do EREM;
1.6- Cartilhas explicando nomes e siglas utilizadas no movimento estudantil de medicinal e geral;
1.7- Agendas da Regional para 2011;
1.8- Sarau no EREM;
1.9- Levar os cartazes dos CA/DA’s para os encontros da DENEM como forma de montar uma mostra cultural.
2.0- Financiamentos da Regional (semestralidade, camisas e agenda)
2.1- Camisas da Regional. A divisão do lucro será 50% para a Regional e 50% para o CA/DA, que pode ser modificado de acordo com as necessidades da regional e das locais (Discutido).
2.2- Sediar uma Roex na NE1 no ano de 2010.
2.3- Calendário da Regional do 1° Semestre
Março-
- Dia 24 Mobilização no Centro de Maceió contra as OSS- CASH e DA2;
- Dia 25 Audiência Pública em Jequié sobre o curso de Medicina;
- Dia29 Reunião com o CREMEB sobre o curso de medicina- CAMED-Jequié;
- Dia31 Conselho comunitário- Jequié.
Abril-
- Dias 3 e 4 Roex-Curitiba ;
- Dia 8 Seminário de Política Nacional de Atenção ao Idoso- DAM UESB;
- Dias 16 E 17 FENEX-Aracaju;
Maio- Eleições do DAM 14 de maio.
Junho- Nada
Frente 2:
Mercantilização da Educação
Nó-crítico 1: Avaliação punitiva e ranqueadora
Imagem-objetivo 1: Avaliação não punitiva, que seja integral e regionalizada.
Operações: Intervir nos atuais métodos avaliativos.
Ações:
1- Boicote ao ENADE
2- Discussão sobre o Exame de Ordem
3- Discutir Métodos Avaliativos (PAIUB,Provão, SINAES e CINAEM)
Nó-crítico 2: Sucateamento da Universidade Pública
Imagem-objetivo 2 : Por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.
Operações: Sensibilizar e mobilizar os estudantes
Ações:
1- Discussão sobre o caráter danoso do PROUNI, REUNI e FIES
2- Ato na NE1 contra o sucateamento das Universidades
Frente 3:
Formação e Relações de Trabalho
Nó-crítico: A formação médica imbricada com a produtividade negligenciando a demanda social.
Imagem-objetivo: Um médico mais resolutivo e inserido nas demandas sociais atuando como um ator social.
Operações: Levar a discussão aos estudantes de Medicina
Ação:
1- Garantir um espaço de discussão como oficina no EREM , tendo como modelo uma dinâmica baseada na Educação Popular.
2- Responsabilizar a regional como fomentadora de conteúdos para discussões internas e locais.
3- Inserir nas visitas relatórios feitos pelo regional e pelas locais.
4- Elaborar um projeto de estágio de vivência em trabalho para a Regional
Proposta de Seminário de Formação política da Regional: A forma de organização do trabalho como determinante da formação e das relações sociais.
Há braços,
Coordenação Regional NE1 DENEM/2010
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